Lançamento

Lançamento

Parceria entre Instituto Integral e Orquestra Sinfônica de Campinas estreia com concertos nos dias 16 e 17 de março
União estreia o programa Integral Cultural, que tem por objetivo levar conhecimento artístico ao público jovem
O Instituto Integral lança nas noites de 16 e 17 de março o programa Integral Cultural com uma parceria e uma apresentação de peso: a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC), que ao mesmo tempo em que inaugura a iniciativa com dois concertos gratuitos na unidade escolar do Alphaville é associada ao projeto do Instituto. A união das duas instituições tem o objetivo de fortalecer o acesso do público jovem e suas famílias à música erudita e atrair a juventude que está se formando culturalmente com o oferecimento de atividades artísticas de qualidade.<br /><br />
“Queríamos impactar a cidade e a região de Campinas com a notícia do surgimento do programa e convidamos a OSMC para tocar na primeira edição do Integral Cultural, o qual viemos estruturando já há algum tempo. As reuniões com a diretoria executiva da orquestra evoluíram e o que era para ser uma participação pontual, transformou-se numa parceria de longo prazo”, contextualiza o presidente do Instituto Integral, Ricardo Falco.

Para o diretor-executivo da OSMC, Luiz Coradazzi, o convite para o concerto feito pelo Instituto Integral encurtou caminhos: “estávamos prestes a iniciar a busca por uma instituição escolar para que desenvolvêssemos uma programação pautada na educação e na cultura voltada aos jovens. A convergência de filosofias entre a orquestra e o Instituto Integral foi uma feliz coincidência, culminada com muitos anseios e planos em comum”, explica Coradazzi.

Os concertos apresentados pela OSMC na unidade Alphaville do Colégio Integral têm a regência do maestro titular Victor Hugo Toro e participação da solista Raissa Amaral (soprano). No dia 16, sexta-feira, a apresentação começa às 20h e, no sábado, inicia às 18h. O programa é o mesmo nas duas noites e a entrada é gratuita.