Ensino Infantil

Infantil I, II, III e IV



O que é

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica. Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, o que exige ações indissociáveis entre educar e cuidar.

Muito antes de ensinar crianças a ler e escrever, as propostas de trabalho nesta etapa devem ser pensadas de modo a contemplar atividades lúdicas e cooperativas, a linguagem artística e oral, bem como jogos simbólicos, pois ao brincar os alunos são desafiados a resolver conflitos, cooperar e se relacionar. Assim, possibilita-se a construção de valores e habilidades que vão assegurar que o aluno também se desenvolva plenamente durante os anos seguintes.

A Educação Infantil em nossos tempos assume a função essencial de criar oportunidades para que as crianças ampliem e exercitem sua capacidade sensível, fundamental para a aquisição das linguagens. A sensibilidade, neste contexto, constitui-se de diversas formas de perceber, significar e relacionar-se com a cultura e com a sociedade.