Integral Taquaral com Ricardo Falco

Você já conhece a nossa nova unidade, a do Integral Taquaral? Ela está em um dos bairros mais tradicionais de Campinas, próximo à Lagoa do Taquaral, em uma área bastante arborizada. Sua estrutura conta com academia de ginástica, quadra poliesportiva, um excelente espaço para lanches e refeições, piscina e climatização central. São 11 salas de aula com turmas desde o primeiro ano do fundamental até a terceira série do ensino médio. O diretor dessa unidade, Ricardo Falco, nos contou como está sendo a experiência de ensino no local e os todos os detalhes que o colégio proporciona aos alunos em termos de conteúdo, estrutura e aprendizado. Confira!

Integral: Como é trabalhar no ramo da educação?

Ricardo: Trabalhar no segmento educacional é um saudável desafio. A escola, por ser um ambiente absolutamente orgânico, exige atenção especial em todos os seus segmentos. Educação não inclui apenas o cumprimento de conteúdos curriculares, mas a construção do caminho para a autonomia e cidadania. É lidar o tempo todo com a tolerância e o respeito às diferentes opiniões, além de zelar pela ordem e bom andamento da escola. Além disso, sendo educação o ponto reconhecidamente mais importante para o desenvolvimento não apenas pessoal, mas de toda a nação, nos dá a boa sensação de que estamos colaborando de forma decisiva para a construção de uma sociedade mais justa e produtiva.

Integral: Como está sendo a experiência de dirigir essa nova unidade?
Ricardo: Uma nova unidade recebe alunos provenientes de diferentes instituições, com diferentes propostas e metodologias. Essa heterogeneidade traz a responsabilidade de implantar e manter o mesmo padrão de qualidade educacional e atendimento característicos do Integral. Porém, nossa experiência de 25 anos na instituição somada à colaboração dos diretores das demais unidades, das orientadoras educacionais e dos professores faz com a tarefa seja cumprida com muita tranquilidade e equilíbrio.

Integral: Como é a estrutura da unidade Taquaral?
Ricardo: A unidade Taquaral, na Avenida Almeida Garret 1351, em Campinas, fica bem próxima do parque Lagoa do Taquaral. O bairro é um dos mais tradicionais de Campinas e sempre abrigou chácaras e casas de arquitetura diferenciada como a da nossa escola. Numa área bastante arborizada, em uma construção fantástica, conta com academia de ginástica, quadra poliesportiva, um excelente espaço para lanches e refeições, uma belíssima piscina além de climatização central. São 11 salas de aula com turmas desde o primeiro ano do fundamental até a terceira série do ensino médio. As salas de aula são equipadas com a tecnologia “Apple TV”, que possibilita o espelhamento e projeção da tela do iPad do professor, sem a utilização de cabo.

Integral: Como foram os primeiros dias de aula?
Ricardo: O início das aulas trouxe grande expectativa tanto por parte dos alunos quanto do corpo diretivo e decente. Tudo é novidade. A exploração do espaço, a sala de aula, o lugar aonde cada um vai sentar-se, os novos colegas, as aulas, as regras, o diretor, a orientadora educacional, os porteiros, auxiliares de limpeza, monitores e recepção. No entanto, a grande capacidade de adaptação dos alunos somada à vontade de estar conosco e a competência dos profissionais que aqui estão fizeram com que o início das aulas fosse muito tranquilo.

Integral: Quais são as expectativas e projetos para essa unidade?
Ricardo: Nossa expectativa é a de que siga no mesmo caminho das demais unidades, ou seja, que ofereça aos seus alunos e familiares o conforto e a certeza de que fazem parte da rede de maior sucesso tanto na formação quanto em aprovações nos mais importantes vestibulares do Brasil. Esperamos brevemente ampliar o número de turmas e, quem sabe, oferecer também educação infantil.

Integral: E quais as expectativas dos pais e alunos?
Ricardo: Campinas conhece muito bem o Integral e vice-versa. Sabedores da cultura e da história de mais de 30 anos de sucesso da nossa escola, as famílias nos procuram com a certeza de que aqui encontrarão excelência em educação além de um ambiente saudável e acolhedor. Nossos alunos reconhecem no Integral uma escola exigente e com regras muito claras e nos seus professores e funcionários pessoas com as quais podem contar sempre que precisarem.

Integral: Que mensagem você deixa para os alunos?
Ricardo: Aproveitem a oportunidade de estudar no Integral e invistam na aquisição de conhecimentos que certamente farão a diferença num futuro não muito distante. Perguntem sempre que se sentirem incomodados com a dúvida e respondam sempre que convocados mesmo que em grupo. Participem da construção de um ambiente saudável, respeitoso e principalmente divertido e façam da nossa unidade uma unidade exemplar.